Francisco de Paula Toledo
Carregando...

"Fiz o que pude"

Pode também esta pequena obra servir de estímulo a outros que mais habilitados e com mais conhecimentos históricos possam enriquecer este município de uma história digna de si.

Francisco de Paula Toledo, 1877

Para suprir uma lacuna

De há muito para qualquer trabalho que diz respeito à história de Taubaté, vêm os interessados recorrendo para fonte de informações, principalmente àquela obra, hoje raridade bibliográfica, pois muito poucos são os exemplares existentes conhecidos.

Milton de Alvarenga Peixoto, 1976

A cultura de Taubaté merece melhores dias

O livro amplia o trabalho da Comissão original acrescentando informações que surgiram nas últimas décadas e preparando-se para incorporar novos dados que certamente surgirão. A possibilidade tecnológica de assimilar a colaboração vinda de leitores torna ainda mais promissora a carreira desta publicação.  

Maria Regina Morgado de Abreu Holts, 2017

Para ler este livro

No celular, tablet, notebook ou desktop, este livro funciona em qualquer navegador e sistema operacional. Veja aqui o que você encontrará ao longo do texto.

 

Responsivo

Esse livro pode ser lido em qualquer dispositivo com acesso à internet. Ele é compatível com todos os navegadores e com qualquer resolução e formato.
Você pode ler no seu desktop, notebook, tablet ou celular sem nenhuma dificuldade.

notas

Durante a leitura você vai encontrar números entre parênteses. (1), (3), (50), por exemplo.
Eles correspondem às interferências da Comissão de Anotação da segunda edição deste livro.

Quando encontrar um marcador vermelho (como esse ) significa que há uma anotação desta edição digital sobre aquele assunto.

Essas notas são lidas em nas abas que aparecem na lateral (quando lidas em notebooks, tablets ou desktops) ou no final do texto (quando lidas em smartphones ou em telas de baixa resolução). Elas estão identificadas como "COMISSÃO", e "EDITORA". A primeira se refere às notas da edição de 1976 e a segunda à esta edição.

imagens

Em nenhuma das edições anteriores existem imagens no corpo do texto. Por este motivo se faz necessário alertar que todas as imagens incluídas nesta edição são ilustrativas e cumprem função didática.