NO SOLAR

O primeiro Museu Histórico de Taubaté foi criado em 22 de julho de 1935. Ficava no Solar da Viscondessa e era composto pelo acervo de José Pedro Camões e objetos cedidos por taubateanos.

 

ELE DE NOVO…

A instituição era mantida por Felix Guisard Filho, que depois a doou sem custo à Prefeitura de Taubaté. Sob responsabilidade do poder público, ficou fechada por 15 anos. Só reabriu em 1974, após campanha de estudantes.

DE TUDO UM POUCO

Na sede, você encontra o Museu Histórico Prof. Paulo Camilher Florençano, a Pinacoteca Anderson Fabiano, o Museu da Imagem e do Som, o Museu do Transporte e Tecnologia e o Arquivo Histórico Dr. Felix Guisard Filho.

 

GUARDIÕES

O Arquivo Público é composto de documentos recolhidos por Felix Guisard Filho em cartórios da cidade. Esse acervo ficou na casa de Guisard até sua morte e depois foi resgatado pelo pesquisador José Cláudio da Silva.

JOSÉ CLÁUDIO?

Ex-aluno do curso da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, era discípulo da professora Maria Morgado de Abreu e um aficionado por História. É o autor da coletânea Efemérides Taubateanas.

CUIDADOS

Sob os cuidados da prefeitura desde os anos 1970, o acervo foi enviado à Universidade de São Paulo para ser imunizado, restaurado e organizado pelas estudantes Ana Lúcia di Lorenzo e Lia Carolina Prado Alves. Os documentos voltaram à cidade após a criação da Divisão de Museus e disponíveis aos pesquisadores.