A construção da atual sede do Sesc em Taubaté foi liderada pelo empresário Juca Guinsburg

 

O começo

A primeira unidade do SESC (Serviço Social do Comércio) em Taubaté foi instalada em junho de 1948. A sede ficava em uma casa modesta, na Rua Conselheiro Moreira de Barros. Seu diretor foi Nelson Freire Campello, pai de Tony, Nelsinho e Celly Campello. A unidade teve como patrono Orval Cunha, presidente da Associação dos Empregados no Comércio de São Paulo.

Primeira diretoria da Unidade Sesc Taubaté na década de 1960. (Acervo SESC-SP)

Gente que fez  

Nos anos de 1980, o empresário Israel “Juca” Guinsburg foi o líder do movimento para a construção de uma nova sede para o SESC em Taubaté. Com a mobilização, um terreno de 40 mil metros foi adquirido para instalação da unidade, no Esplanada Santa Terezinha.

Placa de ordem de serviço de construção da unidade do Sesc Taubaté no bairro Esplanada Santa Teresinha. (Acervo SESC-SP)

Mãos à obra

As obras tiveram início em 1986 e foram vistoriadas de perto por seu Juca. Em 16 de abril de 1988, finalmente o novo SESC Taubaté foi inaugurado. As novas instalações foram batizadas como “Centro Cultural e Desportivo Israel “Juca” Guinsburg”, em homenagem ao homem que não mediu esforços para a realização daquele empreendimento.

Unidade Sesc Taubaté em construção em 1986. (Acervo SESC-SP)

“Juca quem?”

Juca, como era conhecido, nasceu em Taubaté e se formou pela Escola de Comércio. Dono de uma loja de móveis e de um depósito de gás, sempre esteve muito preocupado com o desenvolvimento da cidade.

Israel “Juca” Guinsburg, (Acervo SESC-SP)

Participou da Associação Comercial e Industrial e foi um dos criadores do Serviço de Proteção ao Crédito. Foi voluntário do GEIN (Grupo de Expansão Industrial) da Prefeitura, que visava atrair empresas para o município, e foi também presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté (SINCOVAT).

 

Curta o Almanaque Urupês no FacebookYoutubeInstagram Twitter para acompanhar o nosso trabalho.